Capa
Série I / Anno 2 / Número 7
1906
Descarregar revista
No n.° 3 da Revista do corrente anno (J) demos um resumo do que se nos afigurava como o estado então actual da questão da apreciação analytica das aguardentes naturaes. Seguindo especialmente a evolução histórica do assumpto atravez dos Congressos internacionaes de chimica applicada que d'elle se occu-param, chegamos á conclusão que, no estado de imperfeição dos nossos conhecimentos em relação ás aguardentes naturaes, se deve recommendar não fixar limites inferiores nem superiores para os componentes secundários (antigamente chamados impurezas) das aguardentes.
A resposta que fôr dada a esta pergunta, quer pelos regula-mentos de administração publica, quer pelas sentenças judiciaes, preoccupa com razão os productores e os commerciantes de vinhos, e também não deixa o consumidor indifferente, porque pôde ter uma influencia favoravel ou nociva sobre uma fonte importante de riqueza nacional. Não posso ter a pretenção de trazer para a questão uma opinião definitiva, quando as nossas diversas leis geraes, nume-rosas sentenças dos tribunaes e as leis especiaes para a repressão da fraude dos vinhos deixam ainda margem a duvidas. Comtudo parece-me possível, desde já, responder á questão, baseando-me sobre a definição de falsificação, applicada aos vinhos. Ora esta

Portugal é uma das terras mais ricas sob o ponto de vista dos mineraes; mas ainda ha relativamente pouca industria mineira ou ha muito menos do que podia haver. Os motivos do pouco desenvolvimento da sua industria mineira são os seguintes: 1.° As difficuldades (...)


Tem este methodo por fundamento a intima rela-ção entre o antisôro e o sôro homologo de que elle representa o reagente especifico; e, no emtanto, não é esta especificidade por tal fôrma estreita que dispense a applicação do methodo sem o mais delicado dos cuidados. Apreciemos essa especificidade.
Entre as províncias da margem direita do Falémé, um dos rios tributários do Senegal, onde se encontra o ouro no Sudão francez devem especialisar-se Beledougou, Sirmana e Dentilia. São as únicas províncias da margem esquerda do Falémé onde se pôde explorar o ouro, mesmo durante o período das chuvas. As outras regiões mais próximas da foz do rio estão parcial-mente inundadas; porisso só se pôde trabalhar na estação secca, de janeiro ou fevereiro a junho.
Archives de I'lnstitut royal de Bactériologie Camara Pestana; Un nuevo procedimiento para el diagnostico médico legal de las manchas de sangre;
Methodos novos de preparação de alguns deriva-dos orgânicos do arsénio; Apparelho aperfeiçoado para o doseamento da matéria gorda pelo processo de Gottlieb Rose; Investigação do acido salicylico nas substancias alimentares; Trypanosomas; Os nossos conhecimentos actuaes sobre os mosquitos e doenças por elles transmittidas - febre amarella, malaria e filariose; Kermes mineral; novos estudo; A prova microchimica em medicina legal - Os crystaes de hemochrogeneo; Sobre os gazes das fontes thermaes. Deter-minação dos gazes raros; presença geral do argo e do hélio;
O perfume de violetas artificial e o citral; O oleo de schisto contra as moscas;
Em plena juventude, com 35 annos incompletos, falleceu em Hamburgo este activo e notável protozoarista, tornado ultimamente tão celebre pela des-coberta do agente etiologico da syphilis - o Spirochaete pallida (1905). Assistente do Instituto zoologico de Berlin (1894), privatdozent da Universidade (1S9S), naturalista em varias commissões scientificas, membro do corpo de saúde imperial (Kaiserlich GesnndheitsamtJ e conselheiro d'estado (Regierw o-gsrath) em 1904 e ultimamente (1906) director da secção protozoaria do Instituto d'Hygiene naval e militar, deixa numerosos trabalhos sobre protistas (foramimiferos, coccideas, trypanosomas, amibas, etc.), entre os quaes avulta a celebre descoberta do Spirochaete pallida, que pela sua extrema difficuldade de pesquisa só poderia ser evidenciado por quem, como SCHAUDINN, conhecia a fundo as delicadissimas questões de technica protozoarista. O seu estra-nhado amor por este ramo das sciencias naturaes e a sua extraordinaria acti-vidade alcançaram-lhe a gloria que muitos e muitos procuravam em vão desde o advento da bacteriologia. (Deut. med. Wochenschrift - 5 de julho de 1906)