Capa
Série I / Anno 2 / Número 10
1906
Descarregar revista
M. J. E., da freguesia de Remondes, casado com J. M. Q., gosava saúde aos seus 50 a 60 annos. Ainda no dia 29 de abril do corrente anno fôra a pé, á séde da comarca, que é Mogadouro, percorrendo sem esforço quatorze kilometros na ida e volta. No dia 30 do dito mez começou, porém, sem causa que elle conhecesse, a sentir dôres fortes no estomago, que mais se aggravaram nos tres dias seguintes, 1 2 e 3 de maio. Vomitára muito durante este período; e em 3 de maio, pelas seis horas da tarde, falleceu. Como não teve assistência medica, nada mais se acha consignado nos autos a respeito dos symptomas da doença, que precedeu a morte. Assistiram-lhe apenas sua mulher e uma creada por nome B. O.
Apenas se descobriu o nitroprussiato de sodio, utilisou-se na analyse a coloração que produz nos solutos dos sulfuretos. O sal em questão, também conhecido por sal ou reagente de PLAYFAIR, foi depois applicado á caracterisação d''outros princípios, (sulfitos, corpos orgânicos) pelas colorações que produz. Na maioria dos casos, talvez em todos, a causa immediata de taes colorações é ignorada, pois que o mecanismo da reacção é desconhecido; e, portanto, a applicação do reagente é inteiramente empírica.
Tatua chronologica da introducção de medicamentos antigos e novos N''uma conferencia feita na Sociedade Austríaca de pharmacia, o snr. DR. FR. SPERLING, apresentou uma tabua chronologica da introducção de medicamentos. Reproduzimol completando-a segundo SCHELENZ (8) e outros auctores.
Os jornaes de Lisboa dos dias 25 a 27 de setembro ultimo fallaram com muito enthusiasmo d''um novo explosivo inventado pelo padre portuguez, snr. GOMES HIMALAYA. Dizia-se que as experiencias foram feitas em presença do rei de Portugal, do co-selheiro VASCONCELLOS PORTO e de alguns officiaes d''artilheria n''uma quinta perto de Cintra e que fôra demonstrado que a h-malayite era superior á dynamite e á milinite. O producto é uma polvora chloratada que, pela manipulação e fabricação especial (que é ainda segredo), fica insensivel ou pouco sensível ao choque, emquanto detona sob a influença da detonação do fulminato do mercúrio ou da faísca electrica.
Exames chimicos-legaes e toxicologicos requisitados á Morgae do Porto, desde a sua instituição até fim de 1905
Chimica organica: Notions fondamentales de chimie organique; Bactereologia-Hygiene: La lucha contra la viruela .
Chimica geral: I. Novas pesquisas sobre a combinação chimica. II. Sobre a permeabilidade do vidro; Chimica physica: O radio e a radioactividade; Chimica mineral: Sobre a tribo-oluminescencia do acido arsenioso.; Sobre algumas reacções do chloro liquido; Chimica organica: Sobre a constituição, a saccharificação e a retrogradação do cosimento da fécula; . Chimica mineralógica: O Tantalo: seus minérios; analyse, propriedades e empregos; O manganez nos mineraes e nas conchas; Chimica sanitaria: Sobre o doseamento do ammoniaco nas aguas pelo reagente de Nessier; Sobre um novo processo de doseamento da caseina no queijo; O acido salicyliconatural dos vinhos.;Bactereologia-Hygiene: O filtro d''areia; Chimica technica: A industria chimica em Portugal;C alcareos do districto de Leiria; Hydrologia medica: Sobre a presença do neon entre os gazes de algumas fontes thermaes; Acção do hydrogenio sulfurado sobre alguns oxydos metallicos e metalloidicos. Applicações aos phenomenos vulcânicos e ás aguas thermaes
A fórmula da cantharidina; Pontos de prova prática de chi-mica, microscopia e bacteriologia sanitarias; Primeiro congresso internacional organisado pela sociedade scientifica de hygiene alimentar e da alimentação racional do homem; Associação dos chimicos da industria do assucar e de destillação de França e de colonias -E. Bertainchau; Regulamento francez de 31 de julho de 1906 para a applicação da lei sobre as fraudes em materia de bebidas, generos alimentícios e productos agrícolas; A cifra dos etheres nas aguardentes vinicas
É com pesar que recebemos a noticia de ter fallecido o snr. DR. ALPHONSE JAUMES, professor honorário de medicina legal na faculdade de medicina de Montpellier. Devemos-lhe finezas e attenções em occasião difficil, e sempre deferências com que muito nos honrava. A familia do provecto professor as nossas mais sentidas condolências.
Surprehendeu-nos muito dolorosamente a noticia do fallecimento do snr. FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, no dia 22 de setembro ultimo. Dedicamos-lhe muita estima e tinhamo-lo em grande apreço: é que o nosso muito estimado amigo sobresahia na sua classe pelo seu bom senso, pela sua perfeita lealdade e correcção, e, accrescentaremos ainda, pela dedicação aos seus amigos e a sua familia. O snr. FERREIRA DA SILVA nasceu em 17 de agosto de 1857 em Pernambuco.