Capa
Série I / Anno 2 / Número 11
1906
Descarregar revista
Longe vae o tempo em que a força medicatriz noe dava a explicação dos effeitos maravilhosos dos medicamentos. Essas virtudes intrínsecas (vires medicamentorum), differentes das propriedades materiaes dos medicamentos, e que d''elles se podiam emancipar, cahiram com o espiritualismo, para deixar em foco unicamente as qualidades da sua materia.
Tendo tido occasião, ha algum tempo, de analysar repetidas vezes uma mistura de cacao solubilisado, farinha de feijão, noz de kola e assucar, verificou-se que a substancia gorda que se podia extrahir da mistura por meio do ether sulfurico, passou a mostrar, passadas algumas semanas, indices de acidez anormalmente elevados. Para melhor seguir o phenomeno, analysaram-se methodicamente tres preparados, sendo o n.° 1 fabricado com cacao meio desengordurado, os n.os 2 e 3 com massa de cacao completa; o n.° 2 continha a noz de kola em pó, sem preparo al-gum; no n.° 3, porém, a noz de kola tinha sido submettida á mes-ma solubilisação pelo methodo hollandez que servira para a fa-bricação de cacao em pó.
Estatística dos actos de Chimica na Academia Polytechnica do Porto no anno lectivo da 1905 1906; Estatística dos actos de chimica pharmaceutica e chimica legal e sanitaria na Escola de Pharmacia; A Hymalayite; Escola Colonial; Direcção da fiscalisação dos productos agrícolas
Na idade de 66 annos acaba de fallecer em S. Petersburgo, victima de uma lesão cardíaca, no dia 18 de outubro passado, o professor BEILSTEIN. Não ha nenhum cultor da chimica organica que desconheça este nome illustre BEILSTEIN fez os seus estudos em Heidelberg, em Munich, em Gõttingen e em Paris. Foi em Gõttingen que mais se demorou, doutorando-se lá em 1858, e exercendo depois ahi o professorado, como Privatdocent e como professor extraordinário, desde 1860 a 1865.