Capa
Série I / Anno 3 / Número 4
1907
Descarregar revista
Chimica physica: Conférence faite au Museum de Paris á Toccasion de la visite de S. M. Ie Roi de Portugal D. Carlos I; Nouvells synthéses du pentamethyléthanol et de Thexamethyléthane; Chimica mineralógica: A frequente presença do titânio; Chimica sanitaria: Sur Tinterprétation des analyses du viu; Considerations sur Tanalyse chimique et la cryoscopie du lait; Conservadores do leite para analyse; Hygiene: A questão do alvaiade; A desinfecção pelo aldehydo formico; Propriedades antisepticas dos fumos: ensaios de desinfecção com os vapores desprendidos do assucar pelo calor; Primeiro congresso internacional de hygiene alimentar em Paris; Chimica technica: Nota sobre alguns processos usados na impregnação das travessas de madeira; Analyse industrial do zinco; Chimica medica: Doseamento da urêa pelo processo cryoscopico; Chimica legal: Le certificat automatique des décés en Tabsence du médecin; As producções do Dahomé, antiga terra portugueza; Padrões de pesos e medidas; A obra scientifica e a vida do chimico portuguez "Roberto Duarte Silva; Quinquagenario dos caminhos de ferro portuguezes
Os erros pessoaes na analyse dos vinhos; Commissão intern, de unific. dos methodos de analyse dos generos alimentícios; Envenenamento pela cantharidina; O renascimento scientifico em Hespanha; Direcção da Fiscalisação dos Productos Agrícolas ; Laboratorio Chimico Municipal do Porto
Mal diríamos, ao recordar no nosso numero de janeiro os trabalhos chimicos que tanto illustraram o nome do illustre chimico francez, MOISSAN, que dentro em breve teríamos de annunciar o seu fallecimento, resultado da operação de uma appendicite.O desapparecimento d''este vulto eminente representa um vacuo profundo na sciencia franceza. As suas brilhantes pesquisas levaram-n''o á descoberta de muitas substan-cias importantes, quer sob o ponto de vista theorico, quer de interesse pratico. O forno electrico, o isolamento do fluon a reproducção artificial do diamante, os carbonetos e especialmente o de cálcio representam, na phrase do nosso collega The Chemical News do 1.° d''este mez, outras tantas victorias sobre difficuldades que pareciam invencíveis; forçou assim as mais refractarias substan-cias a obedecer á maestria da sua mão de experimentador.
De outro fallecimento de um chimico russo eminente-MENSCHUTKIN, professor de chimica na Universidade de S. Petersburgo e decano da Polytechnica da mesma cidade-se soube no proprio dia das exequias de MEN DELEJEF. Contava 64 annos de edade, e succumbiu a uma doença de rins.
Também falleceu em 24 de dezembro do anno passado, na edade de 48 annos, este chimico russo, que era professor de chimica na Polytechnica de Kijew.
É este também um nome que illustrava as sciencias chimicas na Hollanda. O professor ROOZEBOOM era professor na Universidade de Amsterdam e falleceu pouco depois de MENSCHUTKIN, em 8 de fevereiro, na idade de 52 annos. Tornara-se celebre pelos seus trabalhos sobre equilíbrios heterogeneos, sob o ponto de vista da theoria das phases.
Presta hoje esta Revista uma homenagem excepcional á memoria do grande mestre da chimica franceza, fallecido aos 80 annos no dia 18 do mez de março findo. O brilho da sua obra foi tal, a vastidão do terreno por elle desbravado durante os seus cincoenta e sete annos de vida, activa como nenhuma outra, no dominio das sciencias chimicas, foi tão considerável, que esta excepção se impõe. Como a réligião da fé celebra com commemorações especiaes os seus santos e os seus doutores, devemos também nós, que cultivamos as sciencias, prestar as honras devidas aos príncipes e heroes da religião do saber, como lhe chamou LATINO COELHO.
Como a agua na chimica.mineral, os alcooes na chimica organica teem um papel preponderante. Na exposição didactica d''esta parte da chimica geral, assemelham-se funccionalmente os alcooes ás bases metallicas hydroxyladas, e principalmente aos alcalis cáusticos R.OH. E, no fundo, ha n''isto razão. O caracter álcool reside, com effeito, essencialmente na etheríficação directa, isto é, a transformação dos alcooes em etheres-saes.
Sob a denominação de vinagre, no sentido mais lato da palavra, entendem-se líquidos aquosos contendo como componente essencial o acido acético. O acido acético pôde ser proveniente da fermentação acética de liquidos alcoolicos ou obtido pela destillação secca da madeira.
Em vista das circumstancias que se dão nos mercados da Allemanha em que se faz a venda do leite e do maior numero de casos occorrentes, devem admittir-se as seguintes cifras, dentro das quaes varia o typo do leite não falsificado: (...) A quantidade de gordura do extracto não desce abaixo de 20 p. c. e respectivamente o peso especifico do extracto não vae acima de 1,4. Mungindo tres vezes por dia, a quantidade de gordura do leite da maqhã (l.a extracção) pôde muito bem descer abaixo dos limites indicados, sem que haja falsificação.
Chimica physica: Noções de physica, para a 8ª classe do curso dos lyceus; Chimica analytica: Analyse chimica qualitativa
Chimica physica : Sur la lumiére émise par les crystaux d''anhydride arsénieux; Chimica mineral: Sobre o collargol; Chimica organica: O amido e a sua saccharificaçào diastasica; Chimica analytica: Da decomposição completa da urêa e dos saes ammoniacaes pelo hypobromito de sodio nascente em meio alcalino; Sobre o conta-gottas normal; Chimica sanitaria: Composição de um vinho alterado pelo mycoderma vini; Falsificações alimentares;O ensaio preliminar do leite eui Madrid; Hygiene: O Autun; Chimica technica : A collagem do papel, por meio da resina; Chimica pharmaceutica: A determin-ção da morphina nos opios; Doseamento da essencia de mostarda nas sementes
Em honr a de Bonifacio de Andrada e Silva; Sociedade Chimica de França; O doutorado em philosophia na Allemanha e os estrangeiros; Os vencimentos dos professores de chimica na Alleiaanha; Unificação dos serviços de fiscali-sação das substancias; IY Congresso promovido pela liga nacional contra a tuberculose; III Congresso internacional do petroleo; Modo de tirar as nodoas do acido picrico. Os acontecimentos recentes na Universidade de Coimbra.; Delegação da Fiscalisação dos productos agrícolas; Laboratório Chimico Municipal do Porto; Solventes novos; Antonio Nicolau Soares da Costa
É com viva saudade que evoco o nome de um collega e amigo com quem privei durante cerca de trinta annos. N''este longo decurso de tempo, se nem sempre Os nossos pontos de vista sobre assumptos académicos foram accordes, nunca deixei de tributar-lhe a sympathia e o affecto de que era merecedor pela urbanidade do seu trato, pela. elevação da sua intelligencia, e pela solicitude com que servia os seus collegas.