Capa
Série I / Anno 3 / Número 5
1907
Descarregar revista
A instituição dos Laboratorios Chimicos, destinado a auxiliar o serviço de fiscalisação dos generos alimentícios, é de data relativamente recente em Portugal. Á Camara Municipal do Porto cabe a honra de ter tomado, ha 23 annos, a dianteira na ideia de fundar um instituto d''esta ordem entre nós; é também hoje a única municipalidade do continente que ainda o sustenta. O Laboratorio Municipal de Lisboa, creado em 1882, depois de diversas vicissitudes, passou para o estado e é hoje representado pelo Laboratorio d''hygiene do Instituto Central.
Notemos ainda que o ataque por aquelles saes é sobretudo accentuado nas primeiras horas, revestindo-se depois o aluminio d''uma camada protectora, a que alludem todos os auctores, a qual difficulta, e mais tarde impossibilita, o ataque do metal pelo soluto alcalino.
Os methodos analyticos empregados foram, em geral, os prescriptos pelas Instrucções officiaes approvadas pela portaria de 31 de agosto de 1901. O peso especifico do proprio vinagre assim como do liquido obtido pela destillação do vinagre préviamente neutralisado determinaram-se pelo pycnometro, a 15° C. O peso especifico do destillado forneceu pela tabella official a equivalência em álcool.
Já vae longe o tempo em que se contestavam as vantagens da notação atómica em chimica. Em França, onde a adopção official de tal notação se fez mais tarde, travou-se em 1877 uma viva discussão entre WURTZ, o chefe da Escola atómica e BERTHELOT e SAINTE-CLAIRE DE-VILLE, que n''este pleito eram conservadores, optando pela notação em equivalentes.
Chimica geral: Comparação entre os phenomenos cliimicos determinados por um aquecimento resultante de causas puramente caloríficas e as devidas a um aquecimento produzido por acções electricas; Chimica organica: Sobre os calores de combustão e de formação d''alguns princípios immediate* azotados desempenhando papel physiologico; Pesquisas sobre a combinação entre o carbono e o azoto elementares; Sobre uma reacção do acido cacodylico e dos cacodylatos; Chimica mineralógica: O archipelago dos Açores (L''archipel des Açores); Chimica sanitaria: Sobre os leites de vacca fornecidos em Trento ao consumo publico; Sobre a reducção dos nitratos nos mostos e nos vinhos; Sobre a presença do acido borico nos vinhos genuínos da Sicilia. (Sulla presenza dell''acido borico nei vini genuini delia Sicilia); O acido salicylico constituinte normal cios vinhos - Sobre a diffusão do acido salicylico no reino vegetal. (Sulla ditfusione deli''acido salicilico nel regno vegetale); Sobre a doença do amargo cios vinhos (Sur la maladie de Famerlume des vins; Chimica technica: Sobre a presença d''aldehydes nos queijos e sobre o seu papel na formação do amargo; Chimica pharmaceutica: Doseamento cios phenoes nos medicamentos - A note on the official process for the determination of morphine in opium and tincture of opium; Hydrologia: I)as causas que modificam o doseamento do flúor nas aguas mineraes; O flúor nas aguas mineraes. (Le flúor dans les eaux minèrales); O premio Nobel ao dr. Ramon y Cajal
Quaes os últimos trabalhos sobre a depuração biologica das aguas de esgoto?; Trabalhos sobre a conservação do leite pela agua oxygenada
Laboratorio municipal de chimica; A pesquisa do sangue pelo methodo de Lecha Marzo; Direcção da Fiscalisação dos Productos Agrícolas; Laboratorio Chimico Municipal do Porto
O acido formico encontra-se muito espalhado na natureza: devem-lhe as formigas o seu cheiro característico e as ortigas as suas propriedades irritantes; encontra-se no suor e ás vezes mesmo no sangue e nos diversos líquidos do corpo humano; finalmente encontra-se frequentemente nos tecidos animaes e vegetaes. O acido formico não desempenha papel menos importante nas metamorphoses que soffrem os princípios orgânicos quando subtnettidos á acção dos reagentes, porque se fôrma por via de oxydaçâo á custa da maior parte d''estes princípios.