Capa
Série I / Anno 4 / Número 3
1908
Descarregar revista
O petroleo encontra-se em todas as partes do mundo, mas mais frequentemente nas formações sedimentares secundarias, e especialmente nas terciarias. É verdade que se encontra também em terrenos muito mais antigos, como os terrenos de transição e os terrenos carboníferos dos Estados Unidos da Americado Norte. E em quanto ás numerosas theorias emittidas para explicar a formação do petroleo, parece muito racional suppor que todas ellas teem um pouco de verdade e que a causa primaria dos jazigos de petroleo muda segundo as differentes regiões. Na Europa é principalmente nas rochas arenaceas de formação terciaria que se encontra o petroleo. O que se chama a pedra do petroleo é geralmente composta d''um grés friável de grãos grossos de côr castanho escura, até preta e de cheiro característico.
A proposito da analyse bacteriológica diz o Prof. ALBERTO D''AGUIAR O seguinte: A analyse bacteriológica d''uma agua tem por fim, no estado actual da sciencia, não só definir o numero das especies ou dos indivíduos que constituem a flora exhuberanté e typica d''uma agua, absolutamente inoffensiva e propria d''ella, se é pura, mas também a determinar, tanto quanto possível, a existencia de germens provenientes dos líquidos de sewage e a fixar o seu numero para apreciar o grau d''essa in-quinação ou a possibilidade da sua existencia.
Ao eminente chimico dinamarquez, Dr. JULIUS THOMSEN, pedimos a legislação dinamarqueza sobre vinhos e os methodos officiaes adoptados no seu paiz, a fim de orientar devidamente as analyses de vinhos de exportação pedidos ao laboratorio Municipal; accedeu ao nosso pedido, mandando-nos o texto na lingua original, pelo facto de não haver em francez; e foi elle quem nos indicou que aqui podia traduzi-lo o consulado da Dinamarca, como de facto traduziu, para o laboratorio Muni-cipal, em 15 de janeiro de 1906.
Segundo informações que o Agente Commercial Portuguez no Rio de Janeiro, o ex.mo snr. Luiz FILIPPE DE SOUZA BELFORD transmittiu á Direcção do Mercado Central de Productos Agrícolas, a camara dos deputados brazileira acceitou a emenda proposta pelo deputado snr. JOSÉ CARLOS DE CARVALHO, estabelecendo um limite máximo de 200 milligr. de acido sulfuroso total por litro.
Commissão internacional dos pesos atomicos- A lignite e o petroleo na Madeira; Os dez mandamentos da experimentação
O cinchonino é um novo principio vegetal descoberto pela primeira vez na quina ou casca da especie officinal do genero Cinchona, de onde lhe proveio o nome. Deve-se de alguma sorte ao DR. MATON O seu descobrimento, porque foi o primeiro que notou que as dissoluções de quina faziam precipitado com o tanino. Depois MR. SEOUIN, havendo achado a característica do tanino, a qual consiste em fazer cer-to precipitado com gela-tina, concluiu da experiencia do DR. MATON que a quina continha gelatina; enganou-se, porém n''esta conclusão, o que foi mostrado claramente pelo DR. DUNCAN filho (NICHOLSON''S Journal, v. 6, p. 225). Com effeito, por uma bem fácil e clara experiencia pôde vêr-se que o precipitado das dissoluções de quina, occasionado pelo tanino, é devido a um principio, não só diverso da gelatina, mas de todos os outros até agora conhecidos.