Capa
Série I / Anno 4 / Número 09-10
1908
Descarregar revista
O congresso internacional para a repressão das fraudes dos generos alimentícios e productos pharmaceuticos, cujo objectivo já aqui consignamos, abriu-se em 8 de setembro, ás 2 1/2 horas da tarde, na «Aula» ou sala nobre da Universidade de Genebra. Por detraz da meza presidencial achava-se o estandarte da Sociedade da Cruz Branca, que é a cruz branca sobre fundo azul.
Ao centro da extensa zona mineira que corre do N. ao S. desde Torres Vedras até ao Cabo Mondego, proximo da cidade da Figueira da Foz ficam situadas as tres concessões mineiras do sitio das Hortas, das Fragas do Castello d''Alcaria e d''Alvados. Todas ellas pertencem ao concelho municipal de Porto de Mós, villa de origem antiquíssima, séde do mesmo concelho.
Até aqui temos fallado do vinho genuíno do Porto, producto das vinhas do Douro alto e superior; porém a palavra «Porto» muitas vezes é indevidamente designada, e com vários graus de deslealdade, para outras qualidades de vinhos e até de vinhos espúrios.
De regresso do congresso de Genebra, e passando por Madrid no dia 24 de setembro ultimo, aproveitei as horas de estacionamento forçado na capital do reino visinho para visitar: - o Atheneu scientifico, litterario e artístico de Madrid, onde fazem notáveis cursos livres os seus homens mais eminentes; o Laboratorio Municipal, ha poucos annos installado em edifício novo e proprio e dirigido pelo meu collega e amigo DR. CÉSAR CHICOTE, sob cuja sabia direcção tanto tem prosperado e tantos serviços presta; e a Faculdade de Pharmacia de Madrid, onde conhecia alguns collegas eminentes.
BARTHOLDI, na sua memoria sobre os incêndios espontâneos, diz que os gazes hydrogenio phosphorado e sulfurado podem oc-casionar incêndios espontâneos. E provável que o hydrogenio phosphorado, que se inflamma ao contacto do ar, possa dar Iugarem alguns casos a algum d''estes incêndios. Mas o hydrogenio sulfurado e o hydrogenio carbonado precisam, segundo nos parece, de serem postos em contacto com um corpo em ignição para se inflammarem e para arderem.
Chimica organica: Observations de chimie classique; Chimica agrícola: Producção e commercio dos generos agrícolas em Portugal; Chimica sanitaria: Memoria sobre las condiciones higiénicas dei agua dei rio Lozoya; Chimica medica: A medicina brazileira, suas falhas e aspirações; Chimica geologica: Système silurique du Portugal
Laboratorio Chimico Municipal do Porto; Sobre a colheita do vinho do Douro no presente anno de 1908; A venda do leite no Porto; as reclamações á auctoridade sanitaria.
A nova lei sobre vinhos; Concurso para os logares de chimicos no Laboratorio de analyses chimico-fiscaes
Esta Revista tributa ao eminente geologo uma homenagem especial, porque no meio scientifico portuguez, dentro da especialiadade que cultivou com tanto amor, elle desempenhava um papel primacial. De homens como estes carece muito Portugal para poder apresentar-se condignamente no mundo culto; e muito poucos pôde mostrar, por desventura nossa!