Capa
Série II / Anno 3 / Número 11-12
1918
Descarregar revista
Como se sabe, a hidrotimetria é um método de análise volumétrica, que permite avaliar, rápida e aproximadamente, a quantidade de sais calcáreos e magnesianos existentes numa água. Aproveita-se neste método de análise uma reacção de precipitação: um soluto de sabão alcalino precipita os sais de cálcio e de magnésio, formando-se um sabão calcáreo ou magnesiano.
Dans Ie fascicule nº 1-3 - II Serie, III ano ( Janvier à Mars 1918) de cette Revista „ mon ami M. DIOGO OLIVEIRA JARDIM, chimiste au laboratoire de la douane À Lisbonne, a publié une note en français (''), sur la "Présence de grandes quantités d''hidrocarbures dans Ies foies de deux variótés de poissons, pêchés dans Ies cotes d''Algarve (Portugal) jusqu''-à Marrocos,,. Comme l''histoire de cette découverte est assez intéressante, je me permets d''en donner un petit résumé, en complêtant Ies in-formations que j''ai publiées sur Ie même sujet dans la Chemiker-Zeitung,, 1915, n.° 139-140, p. 889.
A conferência realisada em 14 de Junho de 1915 na Associação química e industrial de Turim pelo prof. I. GUARESCHI dá informações sobre a química dos gases venenosos e la crimogénios que poderiam ser empregados na guerra. A tradução dessa conferência foi publicada nesta revista (''), e é muito útil para quem desejar ter um conhecimento geral sobre a química dos gases tóxicos.
Tratada a questão dos gases na guerra no ponto de vista químico pelo nosso Ex.mo Presidente, que acaba de nos dar uma interessante lição sôbre a matéria, eu apenas poderei referir pequenos pormenores, que a permanência nas linhas de fogo me proporcionou observar durante os ataques de gás. De entrada permitam V. Ex.as que muito sinceramente lastime que tal meio de luta, que é formalmente proscrito pela Convenção de Haia, entrasse na prática de guerra.
Quando se misturam as soluções aquosas diluídas de dois ionogénios, pode prever-se, graças aos princípios expostos, o que sucederá em cada caso. E claro que os novos pares de iões opostos, encontrando-se no mesmo meio, unem-se gradualmente até ser satisfeita a condição de equilíbrio das novas moléculas neutras com os respectivos iões. E isso sucede quase instantaneamente, como é próprios dos equilíbrios iónicos.
A grande obra de WURTZ, desde a descoberta dos amoniacos compostos (1849), que lançou novo e brilhante fulgor no domínio da química orgânica, até à dos gücoçs (1856), do aldol e dos seus numerosos derivados (1872), dao-lhe direito incontestável à consagração universal. Para nós impõe-se o dever especial de render homenagens à sua memória, porque foi o mestre e amigo do dr. A. VICENTE LOURENÇO e de ROBERTO DUARTE DA SILVA, que contam entre os primeiros químicos portuguêses.
Revista de Semiótica Laboratorial. ALVARO BASTO (Dr.) - Curso de análise química qualitativa inorgânica ; Introducção ao estudo da análise química - CASARES GIL (José); Tratado de Química elemental y nociones de análisis cualitativo mineral; CASARES GIL (D. JOSÉ) Y CARRACIDO (D. JOSÉ RO-DRIGUEZ) - Relaciones entre los progresos de la quimica y la medicina
"Consumou-se um dos mais horrendos e nefandos crimes que maculam a nossa história contemporânea. "Não merecem o nome de portugueses esses que assassinaram cobardemente o prestigioso chefe de Estado Dr. SIDONIO PAIS. "Está de luto a nossa Patria.
Tivemos tardio conhecimento da morte do Prof. ICÍLIO GUARESCHI, sócio honorário da Sociedade Químíca Portuguesa, vítima de um ataque violento de enterocolite, em 20 de Junho do corrente ano. O desaparecimento do ilustre professor, que, desde 1879 pertencia ao quadro da Universidade de Turim, onde regia o curso de química farmacêutica e toxicologica, representa uma perda muito sensível para aquela Universidade e para a química italiana. GUARESCHI dirigia e redigia as publicações químicas mais importantes desse pais, entre elas o Supplemento Annuale alia Enciclopédia di Chimica, e a Nuova Enciclopediadi Chimica scientifica, tecnologica e industriais, ainda não concluída, que é uma das publicações, no seu gênero, mais importan-tes que existem.
Surpreendeu-nos dolorosamente a noticia do falecimento do Prof. TOMÁS CARREIRA, sócio da Sociedade Química Portuguêsa e titular duma das cadeiras de química da Faculdade de Sciências de Lisboa. Conheeêmo-lo em 1896, quando realisou as suas provas de concurso para professor de química na Escola Politécnica, concurso a que se apresentou a par de outros candidatos, hoje professores eminentes da Faculdade de Sciências, os srs. drs. ACIIILES MACHADO,
Um curioso pormenor deve ser aqui citado: um dos maiores amigos de PRIESTLEY era - raros o sabem entre nós - o nosso compatriota JOÃO JACINTO MAGALHÃES, descendente do célebre navegador, com o mesmo apelido, que residia em Inglaterra e .gozava de elevada consideração scientifica entre os sábios, seus contemporâneos, em toda a Europa, com os quais mantinha activa correspondência sôbre os assuntos mais transcendentes e palpitantes da Química.