Capa
Série II / Anno 4 / Número 5-9
1919
Descarregar revista
E uma rocha de aspecto de micaschisto, trazendo escamas gradas, isoladas, de mica branca, tanto deitadas no plano de schistosidade como, se bem que mais raramente e de menor dimensão, transgressivas, e massas avantajadas de quartzo de brilho gorduroso. Schistosidade ondulosa.
Vou dar ideia sumária do que era a cidade antiga, a que me tenho de referir numa das minhas conclusões, e da cidade moderna. Porto antigo. O que se chama Porto antigo é a parte da cidade compreendida dentro dos muros afonsinos.
O flúor livre é um gaz amarelo-claro, atacando a maior parte dos corpos, mas tendo uma predilecção particular pelo silicio e pelo hidrogénio. E'' por isto que ele decompõe a agua a frio, fixando o seu hidrogénio no estado de acido fluoridrico, e libertando-lhe o oxigénio sob fôrma de ozono:
Para revelar ou identificar o anídrido arsenioso, uma das provas aconselhadas e seguidas consiste em misturar intimamente com carvão a substância a analizar (ou As2O3), triturando as duas substâncias num almofariz, deitando a mistura num tubo de ensaio e aquecendo. No caso de se tratar de As2O3 aparece, na parte fria do tubo, um depósito de arsénio metalóide (As2O3+ 30=2As + 3C0).
Quando, no Annuaire des eaux minérales de 1894, dos snrs. JACQUOT e WILM, se examinam os resultados mais recentes das análises das águas minerais francesas, constata-se que o flúor figura como elemento constituinte dessas águas, apenas nas nascentes de Bourbonne, Plombières, Orezzae, Contrexé-ville. Mesmo nessas é mencionado como em vestígios, e muitas vezes na mesma linha que o arsénico ou outros.
Uma analise completa das aguas minerais èxige determinações analíticas muito variadas Ci que teem de ser repetidas, para se aquilatar da exatidão do método de doseamento escolhido. Carece hoje em dia de ser acampanhado de reconhecimentos de ordem física, de grande valor e significação, por se acharem relacionados com o grau de mineralisação. tais como: o indice de refração, a conductibilidade electrica, a crioscopia ou observação do ponto do congelação, etc. Ainda ha que proceder a pesquizas bacteriológicas, para se avaliar com precisão da pureza biologica da água. É, pois, um trabalho de largo folego este estudo analítico completo de uma nascente mineral, que exige atenção diuturna e largo tempo.
A presente nota tem por fim a apresentação dum simples instrumento (fig. 1), que imaginei e fiz construir na Oficina anexa ao Laboratório de Física da Faculdade de Sciências do Pôrto, destinado a medir num objecto a distância entre dois pontos no mesmo plano e, consecutivamente, dividi-la num certo número de partes iguais.
Sous ce titre nous avons publié, an 1er mai 1899 dans un journal médical portugais (2), une première note que nous jugeons intéressant de reproduire dans ce recueil avec quelques petites améliorations, parce qu''elle jette, ce nous semble, quelque lumière sur Ie point soulevé dans Ies Comptes rend us de la mêrae date par M. F. PARMENTIER (j) dans la note " Sur lefiuor suppose contenu dans certaines eaux minérales
A descoberta feita por PIERRE e SKLODOWSKA CURIE é de tão grande alcance que não é para admirar que a Radioactividade fórme objecto duma cadeira numa escola de sciências aplicadas. As aplicações das substâncias radioactivas na medicina e na industria surgiram desde do principio tão numerosas, que a Radioatividade rapidamente transpôs o domínio das sciências puras para interessar directamente o engenheiro químico e o engenheiro de minas, e isto especialmente em Portugal, país privilegiado pela abundancia dos seus jazigos radíferos.
CH. RICHET realisou a anestesia geral injectando numa veia do braço ou do pé, uma solução contendo 6 gr. de cloraIose por litro de soluto isotónico de cloreto de sódio. Pode-se assim injectar 350cm3'' ou por outra 2 gr. 10 de cloralose. A dose de 3 gramas deve ser considerada como o máximo que não
Na companhia das energias uma intrusa pretende um logar, tenta irapôr-se à geral consideração, reclama direitos. Nâo pela força bruta que tudo submerge e derruba, antes pela perfeita benignidade do seu poder, pela superior harmonia que em tudo enfiltra e derrama! E'' a afinidade residual.
H. OLLIVIE R - Cours de physique générale; H. COPAUX - Introduction à la chimie gnénérale; A. MUGUET - La radioactivité et Ies principal!* corps radioactifs; Annnairedu Bureau des Longimtles pour I''an
PEDRO AGUIAR - O arquipélago dos Açores e a grande guerra; Junta Promotora de Investigações Scientificas; A civilisação norte-americana; LORD RAYLEIGH; Minas do Pintor
Interessante figura, esta, de LORD RAYLEIGH. Representante d''urua classe nos últimos tempos tratada com menos sympathia e vivendo n''uma epocha em que persistentemente se tem proposto a transformação das universidades em escolas technicas, dir-se-hia que elle quiz mostrar, com o proprio exemplo, a injus-tiça d''esse tratamento e a inanidade d''essas propostas. Ha perto de meio século um sábio francez escreveu estas
Era um verdadeiro veterano da sciencia e uma gloria da Inglaterra, Sir WILLIAM CROOKES, que se extinguiu em Londres, em 4 de Abril do corrente anno. Nascera em 17 de Junho de 1832; morreu portanto com 87 annos, de idade. Occupou-se de muitos problemas novos e tratou-os com uma habilidade experimental inexcedivel. São notáveis os seus trabalhos sobre espectroscopia, materia radiante e constituição intima dos corpos.
Professor da Faculdade de Medicina e de Farmacia de Bordéus, o pr. CARLES, faleceu em abril do corrente ano.São-lhe devidos trabalhos intessantes: em chimica pura - VaniIina e alcalóides das quinas; em chimica farmacêutica - Óxidos de mercúrio oficinais, sulfato de quinina leve, fosfatos de cal, kolas secas e nozes de kola; em chimica bvomatologica, nomeadamente na enologia, onde a sua larga experiencia sobre a composição quimica dos vinhos e dos sarros e outros derivados tartricos do vinho era largamente apro-veitada pelos interessados; e na chimica hidrologica, em que determinou a presença de elementos novos nas aguas minerais frincezas, nomeadamente o flúor nas nascentes de Nôris-les-Bains e muitas outras que fazem objecto dum estudo inserido no « Journal de Pharmacie et de Chimie », do l.° de março de 1907.
Na noite de 5.a para 6.a feira, 6 de junho de 1919 - á meia noite e dez minutos - faleceu na Avenida Wilson, em Lisboa, uma individualidade que consagrava a sua vida laboriosa a estudar amoravelmente a terra portuguêsa, a desvendar os arcanos do seu solo, a ier nos seus sedimentos a historia do Passado: PAULO CHOFFAT.
Faleceu em 22 de Junho d''este anno, com 84 annos, este nosso illustre consocio. Eis o discurso proferido em homenagem em sessão da Academia Medicinal de Medicina no Rio de Janeiro pelo dr. JURUENA DE MATOS
EMILIO ESTAGIO nasceu na Quinta das Lages, Portalegre, em Í) de Novembro de 1854. Frequentou n''esta cidader os preparatórios, tendo entrado para a Universidade de Coimbra, onde em 1875 concluiu o curso de Pharmacia.