Capa
Série II / Anno 5 / Número 1-4
1920
Descarregar revista
O leite em Lisboa costuma ser vendido por dois modos diferentes, a que correspondem as duas denominações de leite mungido e leite de bilha. O primeiro encontra-se nas vacarias, modernamente estabelecidas em vários pontos da cidade, pouco numerosas ainda, e nem sempre nas melhores condições higiénicas para os animais que as habitam, ou pode obter-se. avulso nas ruas por onde transita a magra e faminta vaca ambulante, que tantas vezes se vê seguida por esfaimados vitelos com açaimo, e adornada com a idosa manta que lhe encobre os ossos furando a pele, para que nem todos consigam formar idea clara do tipo anêmico nacional da nossa pouco apurada raça leiteira.
Noção do fenómeno da radiação. A palavra radiação, aplicada inicialmente aos fenómenos luminosos, tem hoje uma significação complexa, aplicando-se a fenómenos essencialmente diferentes e podendo, mesmo no mesmo fenómeno (como por exemplo na luz), ser aplicada com sentidos diversos em conformidade com as teorias tomadas por base. Em geral o termo raio é empregado num destes dois senti-dos : a) para indicar a linha de transmissão dum movimento a partir dum centro; b) para exprimir o fenómeno da projecção de partículas de um centro com grande velocidade.
(Ensaio realizado com compostos de Bismuto e Mollbdeno)Redução é uma operação que consiste em subtrair oxigénio aos corpos compostos, quer para abaixar-lhes o grau de oxidação, quer para desoxidá-los inteiramente. Para darmos um exemplo prático dêste fenómeno diremos que se opera uma redução quando se transforma o ácido sulfúrico em sulfuroso, o litargírio em chumbo metálico, o óxido de ferro em ferro puro, etc.
Encontra-se na semente da Soja híspida um enzima, uma urease, que pode ser utilizada no doseamento da ureia; trans-forma esta em carbonato de amónio, donde se desloca o amoníaco, que é recebido num excesso de ácido titulado. Pela hidrólise, a ureia, que não é electrólito, transforma-se em carbonato de amónio, cujos solutos conduzem a electricidade.
Há uns 25 anos, em fins de 1895, era feita à Sociedade dos físicos e médicos de Wurzburgo, Alemanha (*Wurzburger Phy-sikalisch-Medizinische Gesellschaft), uma comunicação que tinha por título : «Ueber eine neue Art von Strahlen» (Sôbre uma nova expécie de radiações). A. desta comunicação era o professor de Física experimen-tal na Universidade daquela cidade -GUILHERME CONRADO RÕNT-GEN, já conhecido no meio scientífico por importantes trabalhos sôbre electricidade. Tinha êle então 50 anos. Da penúltima vez que estive na Alemanha, em 1905, era professor na Universidade de Munich, onde ainda vive.
O estudo que vamos apresentar não foi feito com um fim puramente scientífico, mas sim com um fim industrial. Os factos que se passam na evaporação da água do mar além de 30° Baumé, e sobretudo além de 35", são variáveis. Os depósitos obtidos variam com as condições em que são formados, e as águas-mães de determinada densidade não têm uma composição certa, mas sim dependente da sua história anterior l. Pretendendo nós conhecer a quantidade de bromo existente nas águas-mães de várias densidades e a quantidade e composição dos depósitos obtidos entre 35° e 37°. Baumé, nas salinas de Aveiro, resolve-mos, à falta de dados, fazer experiências e estudos que nos esclarecessem.
A obra do químico francês Louis PROUST, durante a sua es-tada em Espanha, foi muito diversamente julgada, sob o ponto de vista duplo de professor e de investigador. Ninguém pôs em dúvida o seu grande mérito scientífico, de resto indiscutível; mas, para êle a crítica foi, em geral, muito severa, e quási sempre injusta. Veem-se os defeitos, censura-se a PROUST o não ter formado uma Escola de químicos, e o não ter feito um Curso suficiente, e mesmo o ter desprezado os seus deveres na alta direcção dos estudos e dos trabalhos, as análises em particular, que lhe tinham sido confiados.
O fim desta nota 4 é apresentar uma fórmula pela qual, dada a posição dum ponto radiante sôbre o eixo de rotação duma superfície de revolução, fica determinada a posição dos raios refractos e reflexos correspondentes às diferentes incidências sôbre a mesma superfície. Esta fórmula presta-se a numerosas aplicações, entre as quais escolhi, para expôr, as duas mais simples que são também as mais interessantes: as aplicações ao plano e à esfera.