Capa
Série III / Anno 1 / Número 7-12
1924
Descarregar revista

Pela 13.a vez me apresento neste lugar a abrir o Curso de Física preparatório para a Faculdade de Medicina. Coube-me pela primeira vez a honra de ser convidado a professá-lo, pelo Snr. Director da Faculdade de Sciências, no ano lectivo de 1912-1913, após a conclusão das provas do meu concurso para assistente do 1º grupo da 2.ª secção, desta faculdade.


O Reagente de TANRET é, sem dúvida, e com justa razão, o mais aconselhado e utilizado para a pesquiza da albumina na urina. Damos-Ihe aprimazia nas investigações clínicas da albuminúria, porque é muito sensível, precipita todos os albuminóides mesmo os que, como as peptonas e albumoses, já foram mordidos pela hidrolise, conserva-se muito bem, é usado em pequena porção (5-10 gotas para IOcc de urina) e não exige acidulação ou intervenção de outros sais.
O Doutor BERNARDINO ANTÓNIO GOMES, que foi o médico português mais notável do primeiro quartel do século XIX, enriqueceu a Sciência com trabalhos numerosos e importantíssimos, apreciados e louvados, nos pri-meiros Centros scientíficos da Europa, pelas principais Academias e pelos mais afamados sábios contemporâneos do autor.
Sob o n.° 46.122 1 analisamos em Novembro deste ano um vinho licoroso, açucarado e alcoólico, ligeiramente turvo (turvação ondeante), que foi classificado de voltado. Nele, independentemente do exame microscópico do vinho e do seu sedimento, conforme a regra instituída por PASTEUR ...
Só agora nos chega notícia da brilhante sessão que, em homenagem à memória do nosso saudoso Mestre, realizou a Sociedade Brasileira de Química, em 17 de Outubro de í923, isto é, a menos dum mês do seu falecimento, e em que a Directoria da mesma resolveu enviar à Sociedade Portuguesa de Química as condolências da sua confrade brasileira.
No dia 7 de Dezembro, realizou-se uma sessão de homenagem na séde desta Associação, onde o Prof. FERREIRA da SILVA tinha sido presi-dente da sua Direcção e da sua Assembleia geral.
Dosagem do azoto amoniacal nas matérias azotadas; A precipitação da aluminia; Sul método al nitrato argento per dimostrazione degli spermatozoi; Maladies fonctionelles des poinmes conservées; La couleur du Iuit et son importance; Nova liga magnética-Parinelloy; Viscose; Olos, Prémio Nobel, Álcool de serrim, preço do rádio; Nomenclatura de Química biológica
Arquivosdo Instituto de Medicina Legal - Lisboa; THIAGO DE ALMEIDA - Lições de clínica médica; Chimium - Bureau pour l''emploi de la quinine; OSWALDO CRUZ l Memórias do instituto; ANTÓNIO LOPES RODRIGUES - Análise microquímica; J. RODRIGUES ANDRADE,-etc. - Perícias químico-legais; Revue intern. Reiiseignements agrícoles; Uustriester Apoteker-Kalender, 1925; ÁLVARO MACHADOlElementos de física geral; ALBRECHT LANGELÜDDEKE - Das med. Gross-Hamburgo, etc., etc
Desde 1911 a infelicidade não tem largado o Laboratório de Química da Universidade de Coimbra. Neste ano faleceu aos 51 anos de idade o Director do Laboratório, Dr. FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA GOMES, em 1912 o Chefe dos Trabalhos Práticos, ANTÓNIO PEREIRA BARBOSA, aos 35 anos, em 1918 o 1.° Assistente Dr. FELISMINO RIBEIRO GOMES, aos 29 anos, em 1922 o 2.° Assistente Dr. JOÃO FRANCISCO CAVACO aos 34 anos e agora o Director do Laboratório, Dr. ÁLVARO BASTO aos 51 anos de idade.
Em 5 de Outubro de 1924, vítima duma apoplexia cerebral, faleceu com 64 anos o PROF. ADOLFO DE SOUSA REIS, químico muito conhecido pelo seu espírito inventivo, rectidão de carácter e intransigência na defesa judicial dos seus direitos. A ele se deve a primeira análise conscienciosa das águas do Gerez (1885), com a delicada determinação do flúor, considerado ainda hoje o elemento característico dessa joia da hidrologia portuguesa.
Nos mesmos moldes do resumo anterior (pág. 176 dêste volume), vamos deixar arquivado o movimento analítico do nosso Laboratório, no correr dêste semestre (2.° de 1924), com algumas notas sumárias sôbre os dez grupos que o constituem.
No dia 8 de Agosto de 1924, reüniu-se em sessão ordinária a Sociedade Química Portuguesa (núcleo do Pôrto), sob a presidencia do Prof. Dr. Alberto de Aguiar, secretariado pelos Prof. Drs. José Salgado e Abílio Barreiro. Sendo a primeira sessão após o falecimento do venerando presidente Prof. Dr. Ferreira da Silva, honra e glória da sciência química portuguesa, o Snr. Presidente refere-se-lhe em palavras da mais justa homenagem, pondo em relêvo as suas altas qualidades de carácter e a sua obra grandiosa de professor e sábio, terminando por pedir utn minuto de silêncio.