Capa
Volume 16 / Número 1
1974
Descarregar revista
Apresenta-se urna revisão crítica das bases dos processos de cálculo do equilíbrio químico em solução e evidenciam-se as respectivas limitações. Discute-se, em pormenor, a formulação do balanço de electrões, a sua semelhança formal com o balanço de protões e as causas da pouca atenção que tem merecido.

Determina-se a estrutura dos complexos de Ag com o OH - e as respectivas constantes de equilíbrio. Adicionaram-se quantidades sucessivas de solução padrão de nitrato de prata a um electrólito inerte, cujo pH e força iónica foram previamente ajustados. Registaram-se os valores da força electromotriz da pilha após cada adição de solução de prata e determinou-se a concentração do ião prata a partir duma curva de calibração. As concentrações dos diversos complexos foram deduzidas da diferença entre a concentração total de prata e a do ião prata. Os resultados experimentais mostram que o único complexo existente em solução é AgOH.


Em Artigos anteriores desta série [1 a 3] enunciaram-se os objectivos do trabalho de investigação que se tem estado a realizar neste Laboratório sobre o emprego de derivados da piridina, como ligandos moleculares, em complexos de catiões bivalentes de metais da primeira série de transição.
A detailed critical appraisal is made of the concept of hybridization of atomic orbitals, emphasizing some of its uses hit mainly its misuses.
Em continuação de trabalho realizado previamente neste laboratório [1], e aproveitando alguma experiência adquirida previamente por um dos autores [2], escreveu-se um programa, FITGL, para a decomposição de um espectro nas respectivas bandas componentes
Possivelmente por carência de textos publicados em língua portuguesa, pese embora o grande esforço feito pelo Brasil, não existe, no nosso domínio técnico, uma nomenclatura aceite por consenso geral.
Na sequência dos Simpósios de Madrid (Espanha - 1968), Santa Fé (Argentina - 1970), Caracas (Venezuela - 1972) e México (México - 1974) realiza-se em Lisboa o V Simpósio Ibero-americano de Catálise, manifestação bienal dos membros da Sociedade Iberoamericana de Catálise.
Indicam-se a seguir algumas reuniões, conferências e simpósios patrocinados pela IUPAC e realizados em Setembro de 1975: 28th IUPAC Conference Madrid, 2 a 11 de Setembro