Capa
Volume 20 / Número 1
1978
Descarregar revista
Circunstâncias várias, entre as quais figura a do período, há pouco findo de irregularidade no aparecimento da Revista Portuguesa de Química, contribuiram para adiar até hoje a publicação, neste lugar, dumas breves palavras de gratidão, de justiça e de saudade à memória de dois companheiros nossos precocemente arrebatados à vida, por triste coincidência mas independentemente, em acidentes súbitos e imprevisíveis.

The complexation reactions of cations with aminocarboxilic acids have been the object of a number of studies. In part, interest in the study of these reactions stems from their extensive use in analytical chemistry. However, there is little literature data available on the silver ion with these ligands. In the only few detailed studies we know of on the reaction of Ag + with ethylene-diaminetetra-acetic acid (EDTA), the equilibrium constant has been determined, in one case at three different temperatures [1 -4].


A 3,5-dicloro-2-hidroacetofenona e a sua oxima reagem com o ferro (III) para valores de pH de 2,6-3,0 originando, respectivamente, complexos de cor violeta e purpura, com uma composição metal.ligando 1:1. Todavia, para valores de pH de 7,5-9,0, a oxima forma um complexo vermelho alaranjado em que a razão metal:ligando é de 1:3, insoluvel em água mas extraível por solventes orgânicos. A oxima da 3,5-dicloro-2-hidroacetofenona pode com sucesso ser utilizada na determinação espectrofotometria de ferro (1111.
Foram examinados os efeitos de adição de xénon e clorofórmio na luminescência do benzeno e do deuterobenzeno em várias matrizes a 77 °K, nomeadamente em metilciclohexano. Na presença do clorofórmio as bandas 0-O, proibidas por simetria, aumentam para os espectros de fluorescência e fosforescência, enquanto que em presença do xénon apenas aumentam para a fosforescência. Em ambos os casos o declínio do tripleto é não exponencial e no caso do xénon varia com o comprimento de onda de emissão.
No presente trabalho descreve-se a preparação do li-ciclopentadienilo (carvona) iridio (II). Este composto reage com acido trifluoroacético, dando um catião com ligação iralilo-metalo/efina contendo um grupo OH (ou OD). A reacção de protonação com acido trifluoroacatico de 71-ciclopentadienilo (carvona) rádio (I) A igualmente estudada.
Descreve-se a preparação e a determinação de certas propriedades fisicoquímicas de oito novos complexos dos tipos [MX2 L 2 ] n, [MX2 L 2 ] e [MX2 L 4 ] , em que M =Co (I I) e Ni (Ill; X = Cl -, Br -, l e SCN ; L = 3-iodopiridina. A partir dos resultados experimentais obtidos e das diferenças de propriedades observadas, sugerem-se as estereoquímicas dos complexos e procede-se a uma tentativa de comparação entre os lindos moleculares: 3-iodopiridina, 3-bromopiridina e 3-cloropiridina.
Fez-se o estudo do espectro de difusão luminosa depolarizada de Rayleigh da piridina pura, a várias temperaturas, e de diversas soluções aquosas do mesmo composto. Os resultados foram interpretados em termos de reorientação molecular, tendo-se chegado à conclusão que o processo de reorientação da piridina é um processo de difusão rotacional em que a molécula executa pequenos saltos angulares. Verificou-se ainda que os tempos de reorientação molecular da piridina, que no líquido puro, quer em solução aquosa, têm um comportamento paralelo ao da viscosidade.
Apresentam-se detalhes da determinação experimental das entalpias molares de vaporização de seis dicetonas, escolhidas pela sua alta percentagem de forma enólica na fase líquida e pelo seu interesse como ligando em compostos de coordenação. Os resultados obtidos são correlacionados com a estrutura molecular dos compostos respectivos com a finalidade de determinar o incremento nas entalpias molares de vaporização devidos ao acréscimo de grupos metileno em carbonos secundários e terciários.
Apresenta-se uma recolha bibliográfica de valores numéricos de parâmetros termodinâmicos respeitantes a compostos organometélicos, com vista à determinação das energias médias de dissociação entre o metal e o carbono de grupos alquilo (ou arilo). Com idêntico objectivo, consideram-se ainda compostos com ligações do tipo metal-carbonilo.
A obtenção de compostos puros anidros é muitas vezes uma necessidade premente para a realização de alguns trabalhos laboratoriais, como sejam, por exemplo, algumas sínteses de compostos organo metálicos e trabalhos de natureza termoquímica, em que o estabelecimento de ciclos termodinâmicos diversos obriga ao uso de compostos de elevado grau de pureza e composição bem definida, dos quais se conheça a sua entalpia de formação padrão e, eventualmente, de outros parâmetros termodinâmicos.