Capa
Volume 20 / Número 3 a 4
1978
Descarregar revista
Os complexos de metais de transição são de grande importância em diferentes áreas da Química e o conhecimento da energética da sua formação é fundamental para um conhecimento adequado de uma larga gama de processos químicos. Assim, desde os anos sessenta, tem havido um interesse crescente em medições calorimétricas directas de entalpias de formação e de outros parâmetros termodinâmicos relativos a complexos de metais de transição, razão pela qual existe, hoje em dia, para algumas classes de compostos, um conjunto de valores termodinâmicos muito mais precisos do que os obtidos a partir de trabalhos mais antigos, de estudos de equilíbrio.
A integração analítica dos sistemas de equações diferenciais que representam os mecanismos das reacções químicas constitui um dos problemas fundamentais da cinética química cuja resolução é, muitas vezes, um problema matemático insolúvel ou de solução complicada. Daí o interesse dos métodos matemáticos [1,4] que permitem obter a variação das concentrações moleculares em função do tempo, sem recorrerem a um tal processo de integração. No presente trabalho investiga-se a aplicação do método das cadeias de Markov (MCM) ao estudo da variação temporal das concentrações nas reacções químicas.
Como radiação electromagnética, o radiamento - õ é altamente penetrante na matéria e a sua absorção tem sido estudada principalmente em numerosas matrizes densas [1, 2, 3]. Estes efeitos têm sido observados em inúmeros elementos, compostos e outros materiais [3, 4, 5]. A interpretação das transferências de energia nestes meios tem seguido várias vias, sendo uma delas a do ponto de vista químico, que levou a numerosos trabalhos de radiólise.
Fez-se o estudo da desaminação pelo ácido nitroso da isobutilamina em ácido acético e em ácido acético diluído com sulfóxido dimetílico, efectuando-se a análise das proporções relativas de produtos por cromatografia gasosa. Procurou encontrar-se um mecanismo que explicasse a variação das proporções relativas de produtos consoante o meio reaccional usado.
Propõe-se uma teoria unidimensional de electrões livres sob um potencial harmónico para o cálculo de energias de deslocalização de polienos cíclicos. Os únicos parâmetros desta teoria são o potencial harmónico VO e o comprimento de cadeia, L. As energias de deslocalização dos polienos cíclicos são calculadas pela diferença entre as energias dos seus estados fundamentais e as dos correspondentes polienos lineares
O estudo da condutividade eléctrica do sal de prata do maleonitriloditiolato de prata mostra que, este composto é um condutor jónico com valores da condutividade da ordem de 6,8 x 10 -6 (ohm. cm) -1 à temperatura ambiente. A partir dos resultados experimentais, pode estimar-se em 0,13 eV, a energia de activação para a migração ibnica e em 0,71 eV a altura da barreira de potencial para a formação de defeitos.
The preparations of NN'-bis-pdthaloyl-L cystine bis-t-butyl ester and NN'-bis-phthaloyl-L cystine bis-benzhydryl ester are described. Removal of the N-protecting group from the t-butyl ester gave Lcystine bis-t-bury/ ester, but attempts to remove the N-protecting groups from the benzhydryl ester were unsuccessful.