Capa
Volume 22 / Número 3 a 4
1980
Descarregar revista
Se ha estudiado la cinética de cloración de dietanolamina en disolución acuosa, utilizando como agente clorante hipoclorito en medio alcalino. Los resultados obtenidos ponen de manifiesto que la reacción transcurre en dos etapas con velocidades diferentes. La primera sena el proceso de formación de N-clorodietanolamina, de primer orden respecto a la amina y al hipoclorito e inversamente proporcional a la concentración de NaOH. La segunda etapa seria la descomposición de N-clorodietanolamina, de orden uno respecto a dicha especie y a la concentración de NaOH, e independiente de la concentración de amina. Se propone un mecanismo concordante con los resultados experimentales.
Aplicações da Supressão de Fluorescência em Análise Quantitativa: A Análise de Misturas de Metanol-Isopropanol e Metanol-Metanol Deuterado pela Supressão da Luminescência do Ião Uranilo A possibilidade de usar a supressão da luminescência do ião uranilo na análise de misturas binárias de alcoóis é investigada, e mostra-se que pode fornecer um método barato e rápido para este tipo de análise. O método é adequado para análise de misturas de alcoóis deuterados e não-deuterados, e pode ser adatpado à análise de outras espécies que suprimem a luminescência do ião uranilo.
Comportamento electroquímico das 1-cianohidrazonas 11; redução polarográfica de metilarilhidrazonomesoxalonitrilo. A redução polarográfica de uma série de metilarilhidrazonamesoxalonitrilos (Ia-i), em meios tamponizados de água + etanol cobrindo uma zona de pH 2-12 revelaram a existência de uma onda bem definida correspondente a 4 electrões. Até pH4 a espécie diprotonada é a forma redutível e a pH>4 uma base monoprotonada é a espécie predominante. Efeitos de substituinte na espécie redutível foram estudados por meio de diagramas
Cinética da reacção do ião Mn04 com um permutador orgânico aniónico. Neste trabalho estuda-se a fixação do ião permanganato na resina aniónica Dowex 21 K na forma OH-sob condições diversas de concentração, temperatura e diâmetro de partícula sólida, e apresenta-se a discussão do ajuste dos resultados obtidos a dois modelos matemáticos difusionais.
Descreve-se um estudo cromatográfico do bálsamo de caju natural (BCN), fazendo-se ainda referência a uma primeira tentativa de selecção de cultivares com base em dados químicos. Indicam-se os primeiros resultados da tentativa de preparação de um tipo de verniz utilizando o bálsamo de caju industrial (BCI).
Estudo voltamétrico da vitamina K3 em Meio Aquoso Ácido Estudou-se, por voltametria cíclica, o comportamento da Vitamina K3 em meio aquoso fortemente acídico em ácido nítrico. Verificou-se uma variação do mecanismo electroquímico de oxidação-redução com a acidez do meio e avaliou-se a ordem de grandeza das respectivas velocidades específicas
Dende que DUMAS no 1862 [1] describiu o peculiar comportamento do talio é moita a investigación que se ten realizado sobre iste elemento, LEE [2] recolle os aspectos mais sobranceiros da súa química.
Pretendíamos nun artigo anterior [1] comprobar si os haluros de Talio (III) se estabilizaban mellor con bases blandas ou, polo contrario, seleccionaban bases duras como parecia indicar a bibliografia [2-4]. Preparáronse os complexos con bases de diferente dureza (TPPO, TPPS e TPPSe) e se chegóu á conclusión de que o orde decreciente de estabilidade era: ...
Estuda-se a aplicação da análise de regressão linear simples e múltipla à cinética de reacções de 1. ° ordem. Analisam-se duas espécies de grandezas, nomeadamente, i) Constantes de velocidade e respectivos desvios padrão; ii) Diversas funções termodinâmicas de activação e respectivos desvios padrão. O método estatístico desenvolvido foi aplicado aos resultados cinéticos experimentais da reacção de solvólise do cloreto de butilo terciário em metanol.
Influência do solvente e da temperatura sobre os estados inicial e de transição de alcoólises do cloreto de butilo terciário. Determinam-se valores de entalpias de activação e de entalpias padrão de solução para a solvólise do cloreto de butilo terciário em metanol, etanol, iso-propanol e butanol terciário, com o fim de estudar a influência do solvente e da temperatura nos estados inicial e de transição da reacção. Deduzem-se algumas conclusões sobre o mecanismo reaccional.